domingo, 10 de novembro de 2024

1813 - 1832

A descrição que o maior compositor da Itália deu de sua infância no dia em que completou 78 anos, costumava ser tomada como a mais pura verdade. ‘’Ai de mim’’!, escreveu ele a um correspondente naquele dia, ‘’que nasci pobre, numa aldeia pobre, sem meios para me educar. Puseram-me nas mãos uma espineta em estado lamentável e, algum tempo depois, comecei a escrever notas musicais… notas em cima de notas… isto é tudo’’!

Seus pais, donos de um albergue em uma aldeia pequena chamada Le Roncole, os Verdi não eram camponeses e o pai do compositor não era analfabeto, como os comentaristas de Verdi costumavam alegar. O albergue, que também servia de residência da família, é hoje um museu para Verdi, do lado de fora, a construção de pedra de dois andares conserva grande parte o aspecto que devia ter em outubro de 1813, quando Giuseppe Verdi nasceu, mas o interior foi seriamente danificado por um incêndio em 1814, provocando por um assalto de cossacos russos a cidade, e a disposição de seus aposentos foi mudada na reconstrução. Em 1813, o andar de cima tinha três dormitórios, cada qual com uma pequena lareira, enquanto o térreo abrigava o albergue, a cozinha e um grande salão.

A data de nascimento do compositor consta na maior parte dos livros de referência como sendo de 10 de outubro, embora provável seja em 9 de outubro o dia que o próprio Verdi sempre comemorou. A confusão surgiu provavelmente porque o registro batismal na igreja da aldeia, a chiesa de San Michele Arcangelo é datado de 11 de outubro e refere-se a uma criança nascida no dia anterior.

Verdi nasceu às 20h da noite, e mais provavelmente em 9 de outubro, recebeu o nome de Giuseppe Fortunino Francesco. Quando tinha seis ou sete anos, Giuseppe ajudava os pais no balcão. Era uma criança quieta e reservada, que raramente brincava com os outros meninos da aldeia, mas já com o fascínio da música.

Notando certo dia como aquele menino ficava absorto com sua música, um velho rabequista ambulante aconselhou Carlo e Luigia que deixassem o filho estudar música. No devido tempo, o Conselho foi seguido. Giuseppe já aprendia os rudimentos de leitura e escrita, na escola local, com Don Pietro Baistrocchi, que era também o organista da igreja e Baistrocchi foi então contratado para ensinar-lhe música. Carlo Verdi comprou uma velha espineta arruinada, consertada por um certo Stefano Cavalletti para ser usada por Giuseppe. O instrumento está hoje no museu de La Scala em Milão.

Em 1814, durante a fuga das tropas de napoleao os cossacos perseguiram os franceses atraves da aldeira de le Roncole e todos acreditavam que os cossacos comiam crianças vivas. Verdi mostrando Le roncole a um visitante alemão, quando tinha 70 anos, apontou para a velha torre da igreja e disse: ‘’em 1814 minha mãe, segurando-me nos braços refugiou-se la em cima dos russos, cujo assalto fez os habitantes de roncole passarem 24hras de ansiedade e terror. Durante todo esse tempo ela se escondeu ali, no nicho do sino, onde só se podia chegar encostando uma escada, morta de medo de que eu, chorando, revelasse nosso esconderijo. Felizmente dormi quase o tempo todo e ri muito satisfeito quando acordei’’.

Em 1816 Carlo e Luigia Verdi tiveram um segundo filho, uma menina batizada como Giuseppa. Dada como uma criança gentil e com deficiência mental, por conta da meningite ela faleceu aos 17 anos.

Aos 15 anos Verdi já dava aulas no lugar de Proversi quando o mesmo ficava doente, tocando piano na Sociedade Filarmônica de Busseto, ensinando aos filhos dos comerciantes Barezzi. Ele também começara fazer arranjos e até a compor música para a banda da cidade de Busseto. Quando o barbeiro de Sevilha, de Rossini, foi encenado no teatro de Busseto, Verdi Compôs a abertura que a Orquestra tocou.

Do outono de 1829 até 1832, quando tinha 19 anos, se tornava cada vez mais claro que ele teria que se desenvolver como músico. Era importante que ele fosse estudar em Milão, onde se encontravam o melhor conservatório da Itália e o mais prestigioso teatro de ópera, La Scala. No dia em que Carlo entregou a incrição, Antonio Barezzi convidou o Jovem Giuseppe a ir morar em sua casa como membro de sua familia. Giuseppe passava muito tempo naquela casa ensinando as crianças no excelente piano vienense de Barezzi, e ocasionalmente ajudando na contabilidade do comerciante.

Em fevereiro de 1832, o prefeito de Busseto que era também presidente do Monte de Pietá, escreveu a Carlo Verdi informando que uma bolsa de 300 liras por ano seria concedida a Giuseppe Verdi, por um período de quatro anos, em reconhecimento de seu extraordinário talento. Em 22 de maio foi expedido o passaporte que permitia ao Verdi viajar para Milão. Esse passaporte contem uma descrição física do jovem compositor: 18 anos, alto cabelo castanho, Fronte alta, Sobrancelhas Pretas, Nariz Aquilino, boca pequena, Barba Escura, Queixo Oval, Rosto esguio, Compleição pálida, Marcas de Varíola. (a imagem mostra a igreja de Le Roncole onde Verdi Tocava Órgão)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

  1853-1855 (PARTE 01) APÓS AS PRIMEIRAS RÉCITAS de La traviata, Verdi voltou a Sant'Aga-ta, Cesare de Sanctis tentou fazê-lo interessar...