segunda-feira, 11 de novembro de 2024

 1842–1844

O Sucesso de NABUCCO projetou Verdi na vida literária, musical e social de Milão, ainda na casa dos 20 anos, o jovem do campo tinha pouca habilidade social, era tímido ao ponto de ser brusco e não ficava a vontade nos cafés e nos salões que ele agora visitava frequentemente. Mas era Inteligente, bom ouvinte e avido por aprender, tendo feito no devido tempo solidas amizades em Milão. Entre os primeiros estavam os Maffei a Condessa Giuseppina Appiani e a condessa Emilia Morosini.

Quatro anos após Verdi te-los conhecido, os Maffei se separaram e Clarina, subsequentemente, manteve durante vários anos um relacionamento com Carlo Tenca o político e editor da publicação literária e politica Rivista Europea Verdi permaneceu amigo tanto de Andrea quanto de Clarina.

Verdi tornou-se o centro de interesse musical do salão de Giuseppina Appiani. Era um convidado bem-vindo também no salão intelectual de Emilia Morosini, uma nobre italiana de origem suíça. Após o imenso sucesso de Nabucco, Merelli encomendou imediatamente outra ópera de Verdi, acrescentando generosamente que o compositor podia fazer seu próprio preço. Verdi buscou os conselhos da cantora Giuseppina Strepponi, que já o havia ajudado tanto e ela sugeriu que ele pedisse a soma que Bellini tivesse recebido por Norma mais de dez anos antes. Merelli concordou e Verdi e Temistocle Solera começaram a examinar os temas para a nova opera. Não demorou muito e decidiram — se pelo poema narrativo I Lombardi alla prima crociata.

I Lombardi foi composto no outono-inverso de 1842, parte em Milão e parte em Busseto, tendo Solera concluído seu libreto por volta do final do verão. Antes da estreia, no entanto, houve problemas de censura a serem superados não com as autoridades civis austríacas, mas com a igreja. O arcebispo de Milão, tendo ouvindo falar dessa próxima ópera, escreveu ao chefe de polícia Torresani, queixando-se de que a obra continha muita coisa que seria sacrilégio representar num palco, em particular sacramento do batismo. Ameaçou apelar diretamente ao imperador da Áustria se Torresani não concordasse em proibir as apresentações da ópera.

I Lombardi teve sua primeira apresentação no La Scala, em 11 de fevereiro de 1843. Após algumas semanas a estreia de I Lombardi, Verdi pela primeira vez visitou Viena, a capital do império austríaco, e permaneceu durante três semanas, ensaiando e encenando Nabucco que teve a sua primeira apresentação vienense em 04 de abril de 1843.

(Verdi, no centro da foto)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

  1853-1855 (PARTE 01) APÓS AS PRIMEIRAS RÉCITAS de La traviata, Verdi voltou a Sant'Aga-ta, Cesare de Sanctis tentou fazê-lo interessar...